

Ceará sedia Encontro de Conhecimentos Livres, de 13 a 16 de julho
Estão abertas as inscrições para o Encontro de Conhecimentos Livres do Ceará, que acontece de 13 a 16 de julho, na Unidade Casa Brasil da cidade de Caucaia. Durante o evento, a equipe do Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Livres (CDTL), Pontão de Cultura Digital de Pernambuco, ministra oficinas de Áudio, Vídeo e Metareciclagem.
Durante o ECL serão apresentadas ideias que envolvem a produção e troca de bens culturais através do uso de software e hardware livres, visando a autonomia dos Pontos, no que trata da divulgação, valorização e registro dos seus trabalhos. Ao todo, são 48 vagas, sendo 12 para cada oficina. As atividades são voltadas para capacitação dos Pontos de Cultura do Estado, mas estão abertas também para interessados por software e cultura livres, em geral.
De acordo com Maíra Brandão, coordenadora executiva do CDTL, é imprescindível que os participantes das oficinas, se não tiverem conhecimentos técnicos a respeitos dos assuntos e softwares em questão, ao menos se identifiquem, tenham vocação ou interesse pela temática da qual irão participar, “já que a nossa proposta é a formação continuada dessas pessoas, enquanto multiplicadores dos conhecimentos de cultura digital”.Economia da culturaAfora as atividades de formação, de 13 a 15 de julho, no mesmo espaço, no dia 16, das 9h às 17h, a Casa Brasil oferece a oficina sobre Economia da Cultura, também conhecida como indústria cultural, de entrenimento, da criatividade ou do conhecimento. Ministrada pela historiadora, escritora e coordenadora da ONG Ceará em Foco, Andrea Saraiva, as abordagens se darão em torno da internet, popularização de equipamentos tecnológicos, economia solidária como alternativa e cultura colaborativa. “Será um momento para troca e formulação de alternativas para os ditos Arranjos Produtivos Locais nas diversas linguagens artíticas dos pontos de cultura”, afirma.
A realização é do Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Livres (CDTL), Pontão de Cultura Digital de Pernambuco – por meio do Programa Cultura Viva, do MinC, em parceria com a Casa Brasil-Ceará e Prefeitura de Caucaia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário