O Circo geralmente é conhecido como um agrupamento de artistas de diferentes especialidades. Organizado em uma arena ou picadeiro circular, enquanto circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona. Pensando neste formato itinerante de ir até onde o público está, nasce o CIRCO-Centro Itinerante de Referência Cultural e Criação.
Criado em 28 de junho de
O Projeto CIRCO acredita no Desenvolvimento Humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social tendo a arte como via privilegiada para transformar competências em Habilidades.
A arte e a cultura têm sido elementos eficazes em constantes experiências de cunho social, arregimentando segmento da população, antes excluídos dos processos educativos e produtivos, contribuindo para sua transformação na perspectiva de uma mudança significativa no quadro social.
Nesse sentido, a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza, criada em 1982, agregando, hoje cerca de 520 associações comunitárias, iniciou o Projeto CIRCO que hoje é desenvolvido em parceria com 07 Associações Comunitárias filiadas a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza – FBFF.
ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS
· Oficina Teatro:
Associação Beneficente Ideal – no Bairro Granja Portugal, Localizado na SER V.
· Oficina de Capoeira
Associação Comunitária do Parque Jerusalém - no Bairro Parque Jerusalém, Localizado na SER V
· Oficina de Percussão
Conselho Comunitário de Defesa Social do Bairro João XXIII, no Bairro João XXIII, Localizado na SER III
· Oficina de Violão
Projeto da Criança da Comunidade Unida, No Bairro do Conj. Jardim União – Passaré, Localizado na SER VI
· Oficina de Violão
Associação Novo Renascer Rua Leste oeste, 5,S/N – no Bairro Jose Walter , Localizado na SER V
· Oficina de Maracatu
Associação Cultural Maracatu AZ de Ouro, no Bairro Jardim América, Localizado na SER IV
· Oficina de Flauta
União dos Moradores do Jardim Iracema – UMJIR , no Bairro Jardim Iracema, localizado na SER I
Com o objetivo principal de favorecer o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes por meio do desenvolvendo habilidades e competências, desenvolvendo a Cultura da Infância, convivendo com a diferença, o cuidado com a saúde e o meio ambiente, a valorização dos saberes pessoais, com ações que possibilitem reverter os indicadores de exclusão social.Também merece destaque o enfrentamento e superação dos problemas da comunidade (particularmente a violência). A participação da comunidade no planejamento das ações e atividades, além da participação em fóruns e a articulação com órgãos municipais são pontos fortes do Projeto.
Público
O Público do Projeto “C.I.R.C.O.” é de 90 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além destes suas famílias são orientadas e recebem instruções de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes, além do Combate e Prevenção do Trabalho Infantil. É incentivado o regresso, acesso e permanência das crianças na escola, e desenvolvimento artístico numa perspectiva cidadão.
OBJETIVO
Fortalecer uma rede de atendimento a 90 crianças e adolescentes do Município de Fortaleza, proporcionando espaço lúdico pedagógico onde as mesmas possam desenvolver-se integralmente, junto a suas comunidades, a partir de um Referencial Pedagógico que tem a Arte como centralidade no processo educativo, numa perspectiva de transformar potenciais em competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas.
Construir consensos éticos sobre as ações educativas a serem adotadas, num contexto participativo, valendo salientar que essas ações só terão eficácia se tiver o empenho de toda equipe na sua realização.
Participarão desse evento 06 educadores e 8 representantes de Associações, que durante dois dias avaliarão e planejaram as atividades.
A intenção de trabalhar valores e atitudes associados ao processo de aquisição de novos conhecimentos e habilidades, utilizando instrumentos e técnicas estruturados metodologicamente para propiciar o desenvolvimento de competências (pessoal, social, cognitiva e produtiva, associa-se uma visão estratégica : é quando a arte deixa de ser concebida apenas como um campo diferenciado da atividade social e passa a ser, também, um modo de ver e praticar cultura; permitindo tanto ao educando quanto ao educador conhecer a realidade e nela atuar; trabalhando o sensível e o imaginário, com o objetivo de alcançar o prazer e desenvolver a identidade simbólica de um povo, região ou classe social, em função de uma práxis transformadora. Dessa forma, a Arte ocupa, diretamente ou transversal às diversas atividades, o eixo central onde todo o processo de constrói. É justamente na visão de Homem e de Sociedade que a ação educativa complementar traz sua marca própria: há um cuidado em se ensinar música, artes plásticas e cênicas, dança, capoeira além de apreciar Arte, com qualidade, mas anteriormente e prioritariamente busca-se contribuir para que cada aluno e grupo, possa crescer e desenvolver-se em suas capacidades, competências e habilidades.
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